top of page

A Reparação é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede na cidade de Bragança Paulista. Fundada em 2013, ela se dedica, por meio de trabalho voluntário, à reforma de casas de famílias que não se encontram em condições mínimas de habitação. Além disso, atua como força mobilizadora do potencial de pessoas dispostas ao engajamento voluntário em ações efetivas, oferecendo-lhes a estrutura e a organização necessárias para aplicação eficiente dessa predisposição.

Em 24 de abril de 2018 a ONG Reparação foi declarada entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Bragança Paulista.

QUEM SOMOS

O QUE BUSCAMOS

Com base no entendimento de que uma moradia digna é condição essencial para o desenvolvimento pessoal e para uma vida íntegra, buscamos, tendo a reforma de casas como ferramenta, causar um impacto positivo, amplo e de longo prazo na vida de famílias que se encontrem em situação especialmente precária. 
Utilizamos a reforma das casas como ferramenta para aliar soluções e práticas efetivas que supram as necessidades de cada família atendida. Adicionalmente, o zelo em cada detalhe, o reaproveitamento de materiais e as intervenções com menor impacto ambiental também compõem nossos pilares de sustentação.
Além disso, buscamos a transformação dos voluntários através do envolvimento social, do trabalho em equipe, do esforço e da imersão em realidades geralmente muito distintas das suas.

COMO TRABALHAMOS

Por meio de mutirões é feita, em no máximo três dias, a reforma completa das casas com base em avaliações técnicas e projetos arquitetônico e de interiores. Divididos em equipes, os voluntários produzem e reformam móveis, dão assistência à família durante a ação, providenciam a alimentação da equipe e fazem a coleta de materiais e móveis doados.  
As famílias são selecionadas em cooperação com a assistência social municipal, sendo o único pré-requisito que a família tenha posse da casa. Após a checagem de aspectos de ordem jurídica, visitamos as famílias pré-selecionadas e coletamos as últimas informações para a seleção final. 
Vale enfatizar que buscamos agraciar famílias que por alguma razão específica se vejam, ao menos no médio prazo, incapacitadas de alcançar por meios próprios a melhora de suas condições de vida.    

NOSSA EQUIPE

A Reparação conta com um grupo organizador de aproximadamente 40 pessoas e um grupo rotativo de voluntários que é ativado para a participação nas reformas, chegando este a 100 voluntários por ação.
Entre sua fundação em 2013 e Dezembro de 2022, a ONG efetuou a reforma completa de 21 moradias.

A execução das reparações não conta, hoje, com quaisquer fontes fixas de renda. O Projeto depende exclusivamente do angariamento de fundos por meio de doações financeiras, materiais e móveis, promoção de eventos beneficentes e parcerias pontuais com empresas.

Apesar da ONG não ter nenhuma vinculação religiosa ou política, o projeto se destaca por sua capacidade de acolher e cativar pessoas das mais diversas vertentes religiosas, segmentos sociais e inclinações políticas. Ela oferece às mais diferentes personalidades a estrutura para que possam encontrar e pôr em prática um interesse e uma finalidade em comum.
Além disso, esta organização não se limita à mera reforma de casas, ela ajuda a restabelecer a dignidade e as perspectivas das famílias auxiliadas. 

FINANCIAMENTO

O QUE NOS TORNA ESPECIAIS

bottom of page